Postagens populares

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Projeto Meio Ambiente (PRESERVAR PARA A VIDA)

 Centro de Educação Infantil Sol Nascente / Sonho de Criança
Ano: 2013
Gestora: Gestora: Maria Magdalena B. Lins Neta
Vice Dirigente Escolar: Iara Márcia Correia de Santana
                                                  

                                                 PROJETO MEIO AMBIENTE
“PRESERVAR PARA A VIDA”





PERÍODO: 2 SEMANAS
Justificativa:
            A educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. Nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza, e acima de tudo aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável, envolvendo nossos alunos num projeto que busca não só a conscientização da importância da preservação do planeta, mas da ação de cada um através do não-desperdício, do reaproveitamento de matéria-prima e da reciclagem do lixo.

Objetivo Gerais:
Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza.

 Mostrar como a educação ambiental é importante para o nosso planeta, dando enfoque à problemática do lixo e à solução oferecida pela reciclagem;
Identificar-se como parte integrante do meio ambiente.
Se reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável.
Preservar o meio ambiente, aumentando o ciclo de vida do nosso habitat;
Promover a educação ambiental nas escolas e comunidades.


Fundamentação Teórica:
                As atividades planejadas deverão respeitar as diferentes capacidades e interações de cada faixa etária, envolvendo movimentos corporais possíveis de serem realizadas pelas crianças sozinhas ou auxiliadas por um adulto. Estas orientações devem ser organizadas com cuidado, pois, como afirma o RECINEI (p.35):

"Quanto menor for a criança, maior é a responsabilidade do adulto de lhe proporcionar experiências posturais e motoras variadas. Para isso ele deve modificar as posições das crianças quando sentadas ou deitadas; observar os bebês para descobrir em que posições ficam mais ou menos confortáveis; tocar, acalentar e massagear frequentemente os bebês para que eles possam perceber partes do corpo que não alcançam sozinhos. O professor pode organizar o ambiente com materiais que propiciem a descoberta e exploração do movimento. Materiais que rolem pelo chão, como cilindros e bolas de diversos tamanhos, sugerem às crianças que se arrastem, engatinhem ou caminhem atrás deles ou ainda que rolem sobre eles. As bolas podem ser chutadas, lançadas, quicadas, etc. Túneis de pano sugerem as crianças que se abaixem e utilizem a força dos músculos dos braços e das pernas para percorrer seu interior. Móbiles e outros penduricalhos sugerem que as crianças exercitem a posição ereta, nas tentativas de erguer–se para tocá-los. Almofadas organizadas num ambiente com livros ou gibis e brinquedos convidam as crianças a sentarem ou deitarem, concentradas nas suas atividades".
            Desde muito cedo, as crianças emitam sons, barulhinhos que lhes dão prazer e nestes sons, eles percebem que chamam a atenção, comunicando-se com os adultos. Esta comunicação dá início a construção da linguagem oral.    Nesse processo, as crianças se apropriam dessa linguagem utilizando-a para iniciar e aumentar seu repertório de palavras. Além da linguagem falada, as crianças se utilizam da linguagem corporal que dão significado aos atos, sentimentos, sensações e desejos. Aprender a falar, dessa forma, não é apenas memorizar sons e palavras, é participar, interagir de variadas situações de comunicação oral em que se expressa desejos, necessidades, sentimentos, etc. Assim, refletir sobre estas questões é reconhecer que fazemos parte do início do processo de desenvolvimento educacional da criança.
Nesse sentido, somos constantemente observados por ela, por isso, devemos sempre estar atentos, ter o cuidado com a qualidade de nossas interações comunicativas com as crianças, pois estas nos imitam o tempo todo.
Ao trabalhar com crianças, o ato de planejar deve ser cuidadoso, pois nesta fase, a intervenção do professor como já dito, ocorre a todo o momento, e em situações diversas. Assim, músicas, histórias, brincadeiras, etc. São comunicações essenciais que irão auxiliar na construção gradativa de um repertório vasto da linguagem que se vai usar em situações que irá envolver no futuro a leitura e a escrita. Nesse contexto, o planejamento estará sempre em primeiro plano para o professor, pois este deverá planejar atividades que favoreçam à criança viver experiências ricas e de seu interesse, e que possam atuar com autonomia e liberdade de expressão, interagindo com os colegas de forma cooperativa e solidária.
Objetivos específicos:
- Proporcionar novas vivências e a construção de novos conhecimentos;
- Desenvolver a motricidade ampla e fina;
- Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
- Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios; - Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
- Trabalhar as diversas formas de vida existentes no meio ambiente: fauna, flora, vida marinha;
- Trabalhar a coordenação motora ampla
- Conhecer as partes de uma planta;
- Conhecer os tipos de animais;
- Desenvolver a linguagem oral e fina;
- Desenvolver a percepção visual e de audição;
- Fazer comparações entre números e quantidades;
- Aprender e apreciar a musicalidade;
- Trabalhar e desenvolver o fazer artístico.
- Conscientizar os alunos da problemática do lixo;
- Criar uma consciência ambiental ao ensinar aos alunos a importância da redução, da reutilização e da reciclagem;
- Esclarecer eventuais dúvidas acerca da reciclagem, aumentando, assim, o horizonte do conhecimento desses alunos;
- Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie objetos úteis para o seu dia-a-dia;
- Ajudar os alunos a confeccionar alguns brinquedos ou jogos.
- Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
- Enfocar os prejuízos que a sociedade sofre com a má utilização do lixo, causando enchentes, poluição e doenças e etc;
- Confecção de cartazes;
- Estabelecer relação entre os materiais que utilizamos no dia-a-dia e seu reaproveitamento final.

Estratégias:
LINGUAGEM ORAL
- Organização na escrita do nome;
- Cineminha sobre o ciclo da vida de uma planta (TV de papelão);
- Coordenação motora ampla e fina;
- Discriminação auditiva e visual;
- Sequência numérica (1 a 5);
- Número e quantidade (1 a 5);
- Classificação e ordenação;
- Bingo, caça palavras, cruzadinha;
- Ditado vivo;
- Lista de coisas da natureza;
- Jogo da memória (animal e nome ou animal e primeira letra);
- Poesias, parlendas, músicas, vídeos;
- Mural ecológico (com frases sobre o meio ambiente, figuras);
- Criação de placas para preservação do ambiente escolar;
- Acróstico (NATUREZA) –Frases da natureza;
- ABC da natureza;
- Trabalhar a letra N;
- Sugestões de filmes
* Bee movie * Walle * Bambi *

MATEMÁTICA
- Jogo dos 7 erros, dominó, quebra-cabeça;
- As cores da natureza;
- Número de elementos da natureza;
- Dobraduras (forma geométrica);
- Classificação de materiais da natureza (pedras, gravetos, folhas);

NATUREZA E SOCIEDADE
- Passeio pela comunidade e visita a praia;
- O que tem na natureza?
- Quais os sons da natureza?
- O que tem vida na natureza? (seres vivos) E o que não tem vida na natureza? (seres não vivos)
- Como devemos cuidar do meio ambiente?
- O que destrói o meio ambiente?
- O que é desmatamento? O que é poluição?
- Cartaz (O que vai para o lixo – como sucata, rótulos e etc.);
- Materiais reciclados (confecção de brinquedos com sucata);
- Separação do lixo;
- Dinâmica do Lixo;
- Dinâmica “Arvore dos Sonhos”
- Conscientizar as crianças sobre as ações do homem que destrói o meio ambiente;
- Germinação/ Plantas medicinais/ Partes da planta/ Necessidades das plantas;
- Germinação com feijão e da batata doce;
-  Experiência da fotossíntese: folhas verdes no álcool;
- Historinhas relacionadas ao tema: “A floresta zangada”, “A árvore triste”, “O sapo e a flor”, “Os animais do mundinho”;
-  Confecção de animaizinhos com material reciclável.

ARTE
- Maquete (praia, floresta);
- Carimbos com legumes, com folhas;
- Recorte, colagem e pintura  (seres vivos e não vivos – natureza) ;
- Confecção de máscaras de animais;
- Dobradura animais e plantas;
- Arte com as mãos (arvore flor, bichinhos, sol)
- Desenho livre;
- Confecção de brinquedos com sucata;

MÚSICAS  RELACIONADA AO TEMA:
- Cantigas de roda e brincadeiras variadas;
 - Bicho ruim;
 - Dia do meio ambiente;
 - Lixo no lixo;
- As árvores balançam
- Quem fez?
- Como pode um peixe vivo;
- Obrigado Senhor
- Mu, mu, mu que foi? Menino foi Deus que fez o boi...
- Meu Deus é bom pra mim;
- As flores já não crescem mais...
- Herdeiros do Futuro (toquinho);
- Depende de nós (Ivan Lins);
- Planeta azul (Chitãozinho e Xororó ).


Alguns Conceitos:

                   Mas, e o que é, de fato, a Educação Ambiental?       


                Em poucas palavras, Educação Ambiental é uma forma de educar para desenvolver a consciência ambiental. É uma maneira de relacionar atitudes e aprendizado ao meio ambiente. Para muitos, ela restringe-se em trabalhar assuntos relacionados à natureza: lixo, preservação, paisagens naturais, animais, etc., o que faz com ela assuma um caráter basicamente naturalista (http://www.apoema.com.br/hp.htm).
            É um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornem aptos a agir e resolver problemas ambientais, presentes e futuros (DÍAZ, 2002).

Recursos

Humanos: Alunos, professoras;
Animal de estimação, plantas do jardim;

Materiais: Papéis (sulfite, cartolina, papel metro, jornal, bubina, crepom,), Caixinha da novidade, livros, revistas, jogo da memória, cola, cartolina, lã, perfurador, gizão de cera, caixa, sementes de feijão, algodão, fantoches, TV, DVDs, água, bexiga, copos descartáveis, argila embalagens de ovos, sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos, caixas de diferentes tamanhos, embalagens de margarina e outras) tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, régua, gliter, barbante, fita adesiva transparente, pincel, etc.

Culminância:

Exposição dos trabalhos individuais como objetos confeccionados com materiais recicláveis, cartazes, murais, jogos e etc. No dia 05 de junho será aberto aos pais para visitação às 17h30min.


Avaliação:

Acontecerá de forma processual, diagnóstica e acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Quando necessárias às atividades serão reformuladas para que os objetivos traçados possam ser alcançados.
Os momentos mais significativos do projeto serão registrados, tendo como ponto de observação o interesse, a participação à autonomia, a criatividade, a interação do grupo, enfim, todos os dados, que nos retratem a relação da turma com o projeto.

Referências
CONDE, Creche Municipal Sol Nascente / Sonho de Criança. Proposta Pedagógica: 2012.

NOVA ESCOLA, Meio Ambiente: conhecer para preservar, 2003.
O DIA-A-DIA DO PROFESSOR ,vol. 5, ed. FAPI, 2003.

PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MINICIPAL DE BRUSQUE, 2003.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referenciais Curriculares Nacionais.
Brasília,1997PERRENOUD,P.As competências para ensinar no século XXI. Porto Alegre: Artmed.2002.
INED, Educação Infantil , Manual do Professor. Belo Horizonte, 2004.
NOVA ESCOLA, Fundação Vitor Civita. São Paulo : Editora Abril.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação Infantil – Volume 1,2 e 3. Brasília: MEC/SEF, 1998.



                                                                        

















                                                                                   ANEXOS  











SUGESTÕES DE MÚSICAS E POESIAS

Herdeiros do Futuro
Toquinho
A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Pra viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...

Somos os herdeiros do futuro
E pra esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...

Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Planeta Azul

A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno e frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo espécies animais
E tudo que se planta, morre
O tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos
Sem um pingo d'água.
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de Norte a Sul
A Terra nua semelhante à Lua
O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?
O rio que desse as encostas já quase sem vida
Parece que chora um triste lamento das águas
Ao ver devastada , a fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia, preservar a vida
Estar de bem com Deus.







Depende de Nós

Ivan Lins

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
********************************************
As flores já não crescem mais
Até o alecrim murchou.
O lambari morreu
O sapo se mandou,
Porque o ribeirão secou.
********************************************
Quem fez as lindas estrelas? (3x)
Quem fez as lindas estrelas?
Foi nosso Deus.
Quem fez o mar azul? (3x)
Quem fez o mar azul?
Foi nosso Deus.
Quem fez você e eu? (3x)
Quem fez você e eu?
Foi nosso Deus.
*************************************************
As arvores balançam, balançam, balançam
As arvores balançam com a brisa.
Os passarinhos voam, que voam, que voam
Os passarinhos voam, que voam com a brisa.
Os coelhinhos pulam, que pulam, que pulam
Os coelhinhos pulam, que pulam com a brisa.


POESIAS
Paraíso
José Paulo Paes
Se esta rua fosse minha,
eu mandava ladrilhar,
não para automóveis matar gente,
mas para criança brincar.

Se esta mata fosse minha,
eu não deixava derrubar.
Se cortarem todas as árvores,
onde é que os pássaros vão morar?
Se este rio fosse meu,
eu não deixava poluir.
Joguem esgotos noutra parte,
que os peixes moram aqui.

Se este mundo fosse meu,
Eu fazia tantas mudanças
Que ele seria um paraíso
De bichos, plantas e crianças.


Cuidando da natureza
(Leila Maria Grillo)

Vamos cuidar
Da mãe Natureza
Preservando a vida
Do nosso Planeta.

Não desperdicem água
Para não faltar
Separe todo lixo
Para reciclar.

Não destruam as matas
Árvores e flores
Que enfeitam o mundo
Com as suas cores.

Não poluam o ar
Isso não é legal
Na certa vai causar
O aquecimento global.

Vamos trabalhar
Nessa tarefa urgente
Para preservar
O nosso meio ambiente.


Aquarela bela
O azul não resistiu
Quando viu o papel fez o céu,
O branco por sua vez foi atrás
E fez nuvens de paz.
Ploft! Voou o amarelo
E fez esses raios de sol tão belos!
O rosa foi rapidinho e, com sua cor
Fez surgir uma linda flor!
O marrom foi atrás e blim!!!
Fez a terra do jardim...
O verde gostou da brincadeira
E, fez a folha da goiabeira...
O vermelho não deixou por menos e bum!!!
Fez meu coração bater. Tum!! Tum!!

Patrulha Ecológica
Maria Dinorah

Ei, Coronel,
Cabeça de papel!
Deixa de moleza
E cuida da natureza!
Quem derrubou a mata?
Quem os peixes mata?
Quem polui o mar?
E envenena o ar?
Um, dois, três, quatro!
Salva peixe,
salva bicho,
Salva gente,
Salva mato!
Cinco, seis, sete e oito!
Depois da vigília
Café com biscoito.

CLASSIFICADOS POÉTICOS

Procura-se algum lugar no planeta
onde a vida seja sempre uma festa
onde o homem não mate
nem bicho nem homem
e deixe em paz
as árvores da floresta.

Procura-se um lugar no planeta
onde a vida seja sempre uma dança
e mesmo as pessoas mais graves
tenha no rosto um olhar de criança.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário